Programação - TEC AGRO 2021 - O evento que dará o start para evolução tecnológica no campo

Programação do evento

TEC AGRO 2021

Confira a
Programação

Abertura Oficial

Ricardo Yassushi Inamasu

PALESTRA DE ABERTURA - O que esperarmos da Agricultura 4.0?

Ricardo Yassushi Inamasu

É graduado, mestre e doutor em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Realizou o pós-doutorado em Engenharia de Biossistema na Universidade de Nebraska.

Desde 1989 atua como pesquisador da Embrapa Instrumentação em São Carlos. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica e Mecatrônica, com ênfase em Instrumentação e Automação Agropecuária, atuando principalmente nos seguintes temas: instrumentação para Agricultura de Precisão, Robótica Agrícola, Sensoriamento de Alta Resolução e Eletrônica Embarcada em Máquinas Agrícolas. Coordena a rede de pesquisa em Agricultura de Precisão da Embrapa e preside o Comitê Gestor do Portfólio Automação, Agricultura de Precisão e Digital da Embrapa.

Francisco Jardim

Grandes tendências de inovação no agro. Qual será o primeiro unicórnio brasileiro?

Francisco Jardim

Co-fundador e sócio diretor da SP Ventures (SPV), empresa líder no segmento de investimentos de venture capital em agfood tech na América Latina. Liderou mais de 34 investimentos e participou de mais de 20 conselhos de administração neste setor. Atualmente, a SP Ventures administra aproximadamente meio bilhão de reais voltados para investimentos em startups de tecnologia.

Integra o conselho de algumas das principais empresas que estão liderando a transformação digital, a revolução biológica e o novo salto de produtividade no agronegócio do continente.

Esthevan Augusto Goes Gasparoto

Internet das coisas: aplicação e resultados

Esthevan Augusto Goes Gasparoto

Esthevan Augusto Goes Gasparoto

Eleito pelo MIT como um dos empreendedores com menos de 35 anos mais inovadores da LATAM (MIT Under 35). Formado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de São Carlos, mestre em Silvicultura e Manejo Florestal pela Universidade de São Paulo/ESALQ, possui MBA em Manejo Florestal de Precisão pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Cofundador da Treevia Forest Technologies, empresa focada no desenvolvimento de soluções inovadoras para conectar as florestas na internet, agregando conceitos de BigData, Machine learning e Internet das Coisas

Intervalo

Moshiko Frenkel

Cases práticos de inovação de Israel e do Brasil para o Agronegócio

Moshiko Frenkel

CEO e Head de Inovação da Agência e Instituto INNA ImC™️ de Inovação Israelense (ICT), Country Líder do “Brazil Clouds international”, e Diretor da FIESP - Federação das Indústrias de São Paulo para o DEMPI e ACELERA Startups. Diretor de relações internacionais e institucionais do Município de Shaar HaNegev de Israel, um dos maiores municípios ao Sul, onde fica a maior faculdade pública de Israel.

Leandro Xavier

Gestão Conectada: a nova forma de administrar a propriedade

Leandro Xavier

CEO da MyFarm - Grupo Siagri.

25 anos de experiência profissional na área de Tecnologia da Informação, com atuação em desenvolvimento, implantação e consultoria de software e destes desde 2004 com foco em Agronegócio. Amplo conhecimento nos processos de BackOffice e atuação em projetos de estrutura e implantação de software em empresas de grande porte do agro.

Cristiani Fontanela
Gean Lopes da Luz
Franciele Pastre
Marcos Antonio Moretto
Marcio Antônio Fiori

Mesa Redonda: O Agronegócio e a relação com o Pollen Parque Científico e Tecnológico

Cristiani Fontanela, Gean Lopes da Luz, Franciele Pastre, Marcos Antonio Moretto e Marcio Antônio Fiori

Cristiani Fontanela – MODERADORA

Doutora e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Docente do programa de Mestrado em Direito e coordenadora do Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica - NITT da UNOCHAPECÓ. Advogada, inscrita na OAB/SC sob o nº 20806. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Direito, Democracia e Participação Cidadã. - UNOCHAPECÓ. Possui experiência na área de propriedade intelectual, transferência de tecnologia e inovação.


Gean Lopes da Luz – PALESTRANTE

Doutor em agronomia, professor dos cursos de Mestrado e Doutorado em Tecnologia e Gestão da Inovação da Unochapecó. Atualmente com pesquisas, tecnologias e startups sendo desenvolvidas nas áreas de drones e imagens multiespectrais, apps e marketplaces, nanotecnologia na agricultura, redes neurais, tecnologia de resíduos, licenciamento e legislação ambiental e hidroponia.


Franciele Pastre – PALESTRANTE

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2016). Especialista em Auditoria e Perícia Contábil e Gestão Estratégica de Custos e Controladoria. Graduada em Ciências Contábeis. Docente de nível superior da UNOCHAPECÓ. Coordenadora da Incubadora Tecnológica da Unochapecó - INCTECh, com experiência em consultorias, assessorias e monitoramentos de empreendimentos inovadores de base tecnológica, responsável pelo planejamento e implantação da metodologia CERNE junto à Incubadora. Possui diversos cursos na área de habitats de inovação e modelos de negócios. Responsável pela organização de eventos de inovação tais como Maratonas e Concursos de Inovação. Avaliadora dos projetos de inovação do Sinapse da Inovação (SC) e InovAtiva Brasil. Proprietária da Pastre Assessoria e Consultoria Ltda.


Marcos Antonio Moretto – PALESTRANTE

Possui Mestrado em Tecnologia e Gestão da Inovação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2017) linha de pesquisa Tecnologia e Gestão da Inovação na Agroindústria, Pós Graduação em Docência na Educação Superior (2012) pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Pós Graduação em Engenharia e Qualidade de Software pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2007) e Possui Graduação em Tecnologia em Informática pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor efetivo da Universidade Comunitária da Região de Chapecó na área de Ciência da Computação e Sistemas de Informação atuando principalmente nos seguintes temas: programação (Desktop, WEB e Mobile), Redes de Computadores, sockets, sistemas biométricos, servidores de redes, clusterização, cloud computing, internet das coisas, desenvolvimento de jogos, pesquisa e desenvolvimento e webservices, Diretor de tecnologia na Empresa DIMO Soluções em Tecnologia, atuando principalmente em P&D. Telefone: (49)9 9963-1249 Email: marcos@dimo.com.br


Marcio Antônio Fiori – PALESTRANTE

Possui doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), mestrado em Física do estado sólido pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). É Pós-Doutor em Tecnologia Nuclear pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da USP. É professor titular e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão da Inovação, ambos da Unochapecó. Atua no Departamento de Engenharia Química e no Departamento de Engenharia Mecânica da Unochapecó. Foi pesquisador produtividade do CNPq em Desenvolvimento Tecnológico no período de 2010 a 2016 e atualmente é pesquisador produtividade do CNPq (PQ). Tem experiência na área de Física de materiais, com ênfase em desenvolvimento e processamento de materiais. Tem como principais áreas de atuação: obtenção e caracterização de biomateriais poliméricos; processamento de biomateriais poliméricos; processamento de polímeros e materiais compósitos poliméricos com propriedades especiais; estudo e desenvolvimento de aditivos com propriedades especiais para materiais poliméricos e compósitos; obtenção e caracterização de materiais nanoestruturados; obtenção e caracterização de materiais nanoestruturados destinados a sensores biológicos e bioquímicos estudo e desenvolvimento de compostos antimicrobianos e eletrodeposição e caracterização de filmes finos poliméricos.

Encerramento das atividades

Solenidade de Boas Vindas

Alexandre Dal Forno

Benefícios da conectividade 4G no campo

Alexandre Dal Forno

Head de Marketing Corporativo & IoT da TIM Brasil. Lidera o time de Marketing para o segmento corporativo e IoT na TIM Brasil, sendo também responsável na empresa pelo projeto "4G TIM no Campo". Com mais de 20 anos de experiência no mercado de telecomunicações, tem Mestrado e Doutorado em Telecomunicações pela PUC-RJ e também é Professor Adjunto na UERJ. Está no Grupo TIM desde 2000.

Cládis Jorge Furlanetto

O papel das Cooperativas Agropecuárias na modernização do agronegócio

Cládis Jorge Furlanetto

Engenheiro agrônomo, 1º vice-presidente da Cooperalfa, secretário do Conselho de Administração da Fecoagro. Tem MBA em Gestão do Agronegócio e em cooperativas, foi gerente técnico da Alfa, fez várias viagens internacionais a negócios em busca de aprendizagem. Tem conhecimento inclinado a tributos e ao mercado exportador.

Celso Zarpellon
Cristiane Tonezer

Mesa Redonda: Sucessão familiar no campo

Celso Zarpellon, Cristiane Tonezer

Celso Zarpelon

Formado em Agronomia (UFSM), Administração (Unoesc), Pós graduação em Desenvolvimento gerencial (Unoesc) e Mestrado (UFSC).

Coordenador do Projeto 21 da Sadia; Mentor do programa Sebrae da Qualidade Total Rural (QT Rural); Instrutor Plano de Negócios para empreendimentos da agricultura familiar; Atuação em programas de desenvolvimento - Programa de Excelência Sustentável na Cordilheira Alta (PES na Cordilheira); Programa de Excelência Sustentável na Volta Grande (PES na Volta Grande); Projeto Meu Lugar (governo do estado de SC); Coordenador de 4 Planos de desenvolvimento regional de 4 SDR (Chapecó, Quilombo, Itapiranga, Seara); Coordenador do Plano de Desenvolvimento Rural de Chapecó.

Professor universitário no curso de Agronomia da Unochapecó, consultor do Sebrae e Conselheiro do Crea/SC.


Cristiane Tonezer

Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul PGDR/UFRGS, Doutorado Sanduíche como Bolsista CNPQ na Universidade do Algarve (Portugal), Mestre em Desenvolvimento Rural como Bolsista CNPQ pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul PGDR/UFRGS e Bacharel em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul UERGS.

Professora Titular da Unochapecó nos cursos de graduação em Engenharia de Produção, Agronomia, Medicina Veterinária e no programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. Faz parte da comissão interna dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Unochapecó.

Intervalo

Jayme Alexandre Dias de Lima

Mudanças provocadas pela tecnologia na cadeia da proteína animal

Jayme Alexandre Dias de Lima

Atua em Estratégia & Inovação há mais de 20 anos, em diversas indústrias como Farmacêutica, Hospitais, Consumer Health, Telecom, Agropecuária e Serviços Financeiros.

Lidera a área de Estratégia & Inovação da MSD Saúde Animal Brazil, apoiando a companhia a maximizar o modelo de negócios atual e a criar novos motores de crescimento.

Tem Certificado Avançado para Executivos em Gestão, Inovação e Tecnologia pelo MIT Sloan School of Management e cursos de especialização na Harvard Business School.

Paulo Antoniollo

Linhas de Crédito para modernização do agronegócio

Paulo Antoniollo

Engenheiro Agrônomo (UFSM), Mestre em Ciência e Tecnologia Agroindustrial (UFPEL), MBA em Gerenciamento de Projetos (FVG / SOCIESC).

Pesquisador da FEPAGRO/RS (2002 a 2004); Analista de Projetos Rurais e Agroindustriais do BRDE e Gerente Regional Oeste Catarinense do BRDE.

Paulo do Carmo Martins

LEITE 4.0

Paulo do Carmo Martins

Economista (UFJF), Mestre em Economia Aplicada (UFV) e Doutor em Economia Aplicada (USP/Esalq). Pesquisador da Embrapa, desenvolve estudos de inteligência de mercado e competitividade e eficiência da cadeia produtiva do leite e derivados. Atua em ecossistemas de inovação e empreendedorismo. Criador do Movimento Ideas For Milk.

Ulda Oliveira Glesbrecht

A inovação nos pequenos negócios rurais

Hulda Oliveira Glesbrecht

Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília

Atuou em ICTs e na Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPTI), com foco nos temas de qualidade, gestão tecnológica e propriedade industrial.

Atua como analista na Unidade de Inovação do Sebrae e integra o time de gestão do Catalisa ICT, programa de aceleração para empresas de base tecnológica.

Junior Salvador

Gestão em tempo real - O que irá mudar na prática

Junior Salvador

Sócio e diretor da Agriness, responsável pelo desenvolvimento de negócios LATAM. Técnico Agrícola, graduado em Processos Gerenciais, MBA em Gestão Empresarial. Possui mais de 20 anos dedicados à suinocultura e estudos no desenvolvimento de equipes.

Intervalo

Hugo Schaffrath

Palestra Internacional - Granja 4.0 – Case de sucesso da Granja San Bernardo – Paraguai

Hugo Schaffrath

Médico Veterinário, especializado em gado de leite na Nova Zelândia. Criador de suínos desde 2001, na Granja San Bernardo. Iniciou com 240 matrizes e hoje chega a 3.100 matrizes.

Vencedor por 4 anos consecutivos do concurso Melhores Práticas da Suinocultura Agriness.

Paulo César Ferreira
Gabriel dos Santos

Aula Universidade FieldView - Agricultura 4.0 na prática: dicas para o plantio

Paulo César Ferreira, Gabriel dos Santos

Paulo César Ferreira

Diretor Técnico da Geração Agro

Engenheiro Agrônomo pela Esalq-USP, atuou vários anos como Gerente Agrícola da Fazenda W Brasil. Tornou-se, em seguida, Consultor Autônomo para, em 2017, ser um dos fundadores da Geração Agro, empresa que nasceu com o objetivo de tornar acessível a um maior número de produtores soluções visando incremento da sua produtividade e rentabilidade.


Gabriel dos Santos

Consultor FieldView™

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Lavras - UFLA e pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Em sua experiência profissional, destacam-se: 1 ano na University of Florida (Gainesville/FL) na área de pesquisa, 4 anos na Olam Coffee como Coordenador Agrícola (Luis Eduardo Magalhães – BA) e 2 anos da Bayer com foco em agricultura digital, atuando na Climate FieldView™ próximo aos produtores.

Lançamento Hackathon TEC AGRO

Encerramento das atividades

Realização:

Co-realização:

Patrocinador Diamante:

Organização:

Santa - Comunicação

Mídia Apoiadora: